Realizar a colheita nas horas mais frescas do dia, colocando os frutos em local protegido do sol e de preferência refrigerado. Colher os frutos com o mesmo grau de coloração; manusear cuidadosamente de modo a não danificar a fruta. Não devem ser colhidos frutos que apresentem danos na epiderme, nem frutos que apresentem vestígios de doenças e fungos. Colocar os frutos diretamente na embalagem de comercialização, que deverá ser pequena, contendo cerca de 125 g. Verificar a não existência de folhas, impurezas ou lixo (areia, terra, outros).
Critérios de qualidade à colheita
O ritmo e a decisão da colheita dependem da experiência do produtor, que deverá possuir algum conhecimento sobre a evolução de cada cultivar. Todavia, há critérios que podem ser utilizados para avaliar o estado adequado dos frutos à colheita, como a resistência ao destaque e a cor. A firmeza é outro conceito que deve complementar a apreciação de resistência ao destaque. O produtor que pretende frutos de qualidade durante a comercialização, deverá selecionar frutos que se apresentem no estádio S2 ou S3 (Figura 1). Escolherá de preferência o estádio S3 para frutos com distribuição rápida, próxima do local de produção. Deverá colhê-los no estado de maturação S2 para uma comercialização mais longínqua (exportação, armazenamento em atmosfera controlada).
Condições de pré-arrefecimento
A pré-refrigeração rápida é indispensável, sobretudo quando se pretende expedir os frutos para mercados mais distantes (entre 0º C e 5º C). Outro aspeto essencial é o tempo que decorre entre a colheita e o arrefecimento. O pré-arrefecimento é tanto mais importante e urgente, quanto mais elevada for a temperatura do fruto.
Cuidados de higiene a ter durante a colheita
Não fumar aquando a colheita
Não comer/beber aquando a colheita
Lavar as mãos antes de iniciar o processo de colheita e sempre que necessário e durante 40 segundos. Verifique que os seus apanhadores o fazem idealmente em lavatórios exteriores ao WC
Secar as mãos em toalhas descartáveis
Não ter animais na exploração nem a acompanhar a colheita
Não colocar as caixas no chão
Não fazer dejeções fora dos locais indicados
Exigir o uso de máscaras ao apanhador em caso de doenças do trato respiratório
Cumprir todos os requisitos de higiene e segurança no trabalho exigidos pelas normas HACCP
Não esquecer
Colher preferencialmente nas horas frescas
Evitar ferir o fruto aquando da extração da planta
Homogeneidade da colheita
Refrigerar a fruto o mais depressa possível e transportar em frio
Colocar o número de produtor semana, dia e ano de colheita ( NP – S/ DC/ Ano) e variedade
Ter todos os cuidados de higiene exigidos pelo mercado externo
Evolução da cor e estado de maturação da Framboesa
Defeitos comuns
Ferrugem
Anthracnose
Botrytis
Queimadura solar
Drosophila Suzukii
Desejamos a todos uma boa colheita!
Este site utiliza Cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência.