Workshop – Produção de Mirtilo

Minhoberrycoop C.R.L, Cooperativa de pequenos frutos organiza Workshop “Produção de Mirtilo”

Decorreu no passado dia 19 de janeiro, no IEMINHO, Centro de incubação de empresas de Vila Verde, o primeiro workshop sobre o tema “Produção de Mirtilo”, uma organização da Minhoberrycoop C.R.L. (MBC), cooperativa de pequenos frutos, situada no Minho, evento que contou com a presença da Estefanía Rodriguez, representando a Fall Creek – empresa viveirista de plantas de mirtilo, Ángel Martinez – comercial da UNITEC, empresa de desenvolvimento de máquinas de embalamento e separação de fruta, Eng.ª Amália Xavier e Carlos Coutinho da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte (Porto), Sara Sario, investigadora da Universidade do Porto, bem como a participação de mais de 80 produtores e profissionais ligados ao setor, vindos um pouco de todo o território Nacional.

Foram abordados vários temas como “O cultivo do mirtilo”, “As variedades mais representativas na europa” e como fazer uma boa “Plantação de mirtilos”. Os “fertilizantes”, mais precisamente os biofertilizantes, estiveram a cargo de Pedro Sebastião, representante da Asfertglobal, que apresentou vários produtos, mais especificamente os biofertilizantes usados na cultura de pequenos frutos. Enquanto os fertilizantes convencionais, estiveram a cargo de Paulo Araújo, representante da Bosk e Atlantusi, que abordou os aspetos sobre a fertilização dos mirtilos.

Ángel Martinez – comercial da UNITEC, empresa de desenvolvimento de máquinas de embalamento e separação de fruta, presenteou os presentes com a última geração de máquinas de seleção e embalamento de pequenos frutos.

A Eng.ª Amália Xavier e Carlos Coutinho da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte (Porto), bem como, Sara Sario, investigadora da Universidade do Porto, abordaram o tema que mais atormenta os produtores de pequenos frutos, as pragas, entre elas a que mais destacaram foi, a Drosophila Suzukki.

O cooperativismo e atualidades dos produtos dos pequenos frutos, também estiveram presentes na agenda, estando a sua apresentação a cargo dos representantes da MinhoBerryCoop.

Em conversa com alguns dos participantes, vindos desde Tavira até a Galiza, estes mostraram-se contentes com os temas abordados bem como a partilha da informação específica e felicitaram a organização pelo evento. A Maria João, que veio desde Matosinhos, diz “Em primeiro lugar os meus parabéns pela organização da sessão que esteve muito bem estruturada e foi muito interessante. Um sucesso!”. Já Pedro Sousa, vindo do Porto, diz “Parabéns pela iniciativa”.

Segundo o presidente da MBC, Fernando Azevedo, “este foi o primeiro de muitos e deixo a promessa que irão ser criados mais para partilhar informações e trocar experiências porque essa é uma das principais premissas do cooperativismo”. “Um obrigado a todos”.

 

Leave a Comment

Rating*

Language